top of page

Tristeza ou Depressão?

  • nucleorecriar
  • 22 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

Aprenda a diferenciar os sintomas


Estar triste é um sentimento diferente de estar com depressão, como podemos diferenciar um do outro?


Tristeza é um sentimento normal e passageiro, que pode surgir em qualquer situação, como por exemplo, perda de um objeto significativo, perda do emprego, briga com o cônjuge, amigos ou patrão e até mesmo assistir a derrota do time de futebol preferido.


Já a depressão é considerada uma doença psicológica que gera tristeza profunda, tornando permanente e desproporcional ao fator que causou a tristeza, persistindo um período de tempo justificável (acima de duas semanas), afetando a motivação e o sentido da vida.


ree

Os indivíduos deprimidos tendem a sentir-se impotentes e sem esperança, culpando-se por terem esses sentimentos, além disso, a depressão interfere com as atividades da vida cotidiana, impedindo o indivíduo a realizar atividades do seu cotidiano como: trabalhar, estudar, concentrar-se em tarefas, comer, dormir, começa a apresentar possíveis dores crônicas, dores de cabeça ou estômago, irritabilidade, opressão, perda do sentido para o futuro e perda do prazer com demais coisas.


Algumas pessoas deprimidas podem chegar a ter pensamentos de morte ou suicídio, já que, pode parecer a melhor solução para os seus problemas, mas que na verdade, não passa de um erro de raciocínio ou uma tentativa de válvula de escape para alivio da sua dor emocional.

Faça uma autoanálise

  • Você não consegue dormir ou dorme em excesso.

  • Você tem dificuldades de concentração, ou sente que algumas das tarefas que fazia facilmente são agora um tormento.

  • Você sente-se desesperançado e desamparado.

  • Você não consegue controlar os seus pensamentos negativos por mais que se esforce.

  • Você perdeu o apetite ou não consegue parar de comer.

  • Você está muito mais irritado e com humor diminuído do que é habitual.

  • Você tem pensamentos de que não vale a pena viver


ree

Se você se identifica com os sinais e sintomas acima, não sentindo nenhuma diminuição dia após dia, você pode estar sofrendo de depressão.


A depressão tem cura, basta seguir o tratamento indicado pelo médico (Psiquiatra ou Neurologista) que inclui o uso de antidepressivos e Psicoterapia.


O papel do Psicólogo é auxiliar o indivíduo a superar os sintomas depressivos da melhor forma possível, proporcionado superação, motivação e mudança em seu estilo de vida.




Por: Dra. Camila Soares - Psicóloga Clinica e Professional Coach

 
 
 

Comentários


©2018 by Recriar - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Proudly created with Cookies MD

bottom of page